VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

A DETERMINAÇAO SOCIAL DA SITUAÇAO DE ENCERRAMENTO DA TUBERCULOSE PULMONAR PARA A POPULAÇAO EM SITUAÇAO DE RUA DE FORTALEZA: UM ESTUDO EPIDEMIOLOGICO.

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, causada sobretudo pelo "Mycobacterium tuberculosis", com transmissão por via aérea a partir de indivíduos bacilíferos que eliminam aerossóis oriundos da tosse, espirro ou fala. Manifesta-se em diversas formas, mas a TB pulmonar é mais frequente e mais ameaçadora à saúde pública, uma vez que é capaz de disseminar a doença na comunidade. O risco de adoecimento da TB está diretamente associado a populações vulneráveis, principalmente as pessoas em situação de rua, que têm risco de adoecimento 56 vezes maior que um grupo populacional não vulnerável, conforme o Ministério da Saúde.

Objetivo

Contrastar os dados epidemiológicos da situação de encerramento da doença da tuberculose pulmonar entre as pessoas em situação de rua e a população que não se enquadra nessa condição, no município de Fortaleza, nos anos de 2014 a 2021.

Método

Foi realizado um estudo quantitativo com base em dados epidemiológicos de casos confirmados de TB, a partir da plataforma TABNET, do Ministério da Saúde, fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) ao DATASUS, com espaço temporal de 2014 a 2021 e com seleções de “população em situação de rua”, “situação de encerramento”, “sexo”, “ano diagnóstico” e “forma pulmonar”. As informações foram analisadas no software Google Planilhas, e os dados verificados como “ignorado/branco” foram desconsiderados para o cálculo de resultados.

Resultados

De 2014 a 2021, foram notificados 747 casos de TB pulmonar na população em situação de rua e 11179 casos na população que não se encontra nessa condição. No primeiro caso, 75,5% (n=564) eram do sexo masculino, e 24,5% (n=183) pertenciam ao sexo feminino. No segundo caso, 65,6% (n=7336) eram do sexo masculino, e 34,4% (n=3843) do sexo feminino. Ao analisar o encerramento da doença na população em situação de rua, 49,6% (n=344) abandonaram o tratamento, e 24,2% (n=168) se curaram da doença. Em contrapartida, explorando o outro grupo, 22,9% (n=2328) abandonaram o tratamento, e 58,5% (n=5951) se curaram da doença.

Conclusão

A tuberculose é uma enfermidade que apresenta forte determinante social, com impacto negativo na situação de encerramento da doença para a população em situação de rua de Fortaleza. Apenas 24,2% dessas pessoas encerraram a enfermidade com cura, e cerca de metade dos indivíduos abandonou o tratamento. No grupo díspar, desprovido dessa vulnerabilidade, aproximadamente 60% dos doentes se curaram, e somente 22,9% abandonaram o tratamento.

Palavras Chave

Tuberculose; Determinação Social da Saúde; Pessoas em situação de rua.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Micobacterioses

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Manoel Alves Mota Neto, Mylena Evilyn Sousa Costa, Breno Kelvin Dourado Lima, Edeli Santos de Sousa Rocha, Juverlândia Pereira Xavier, Matheus Coutinho Alves da Silva, Thissiane dos Santos Bezerra, Maria Eduarda Cavalcante da Rocha, Sarah Beatriz Muritiba Delgado, Antero Gomes Neto