Dados do Trabalho
Título
A RELEVANCIA DE AULAS PRATICAS EM UM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS PARA A PRATICA MEDICA
Introdução
No curso de Medicina, da Universidade Estadual do Ceará, a disciplina “Iniciação ao Exame Clínico e Relação Médico-Paciente”, que ocorre no quarto semestre do curso, conta com aulas práticas em sua carga horária, as quais permitem que os estudantes de Medicina treinem a coleta da história clínica e o exame físico, além da relação médico-paciente. Essas aulas ocorrem em diferentes hospitais da rede estadual, sendo um deles o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).
Objetivo
Enfatizar as contribuições de aulas práticas em um hospital de doenças infecciosas para o desenvolvimento da prática médica em estudantes de Medicina.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Durante o período de 6 de abril de 2022 a 29 de junho de 2022, os autores deste relato tiveram aula no HSJ, uma vez por semana, quinzenalmente, totalizando 8 aulas práticas. Em todos os encontros, cada integrante do grupo era designado a um paciente diferente da enfermaria. Os alunos construíam a história clínica e faziam o exame físico em seus pacientes. Ao final, todo o grupo reunia-se para repassar as informações e os achados clínicos coletados de cada paciente. Dentre as doenças infecciosas contempladas nas discussões das histórias coletadas, estão: Pneumocistose, Coccidioidomicose, Hanseníase, Sífilis, Malária e Síndrome da Imunodeficiência Humana. Ao final das aulas, o grupo pôde aprender sobre diversas infecções, vendo, na prática, suas manifestações clínicas relatadas nas histórias dos pacientes e percebidas ao exame físico.
Discussão
Essa vivência no HSJ trouxe à atenção, da equipe de alunos, infecções prevalentes. Ainda, foi possível adquirir habilidades de comunicação com o paciente, como a sensibilidade e a discrição necessárias ao perguntar se o doente é portador de alguma infecção sexualmente transmissível. Quanto ao exame físico, presenciou-se achados em exames neurológico, cardiológico, pulmonar, abdominal, da pele e do sistema músculo-esquelético, testificando-se que as infecções podem afetar diversos sistemas.
Conclusão
Portanto, a prática da semiologia, em um hospital de doenças infecciosas, contribuiu, em vários aspectos, para a formação médica do grupo de estudantes, a enumerar: habilidades de comunicação, semiotécnica e conhecimento das manifestações clínicas de diferentes doenças infecciosas.
Palavras Chave
Educação. Infectologia. Prática Médica.
Área
Educação em Infectologia
Instituições
Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Sara Lívia Martins Teixeira, Natália Ponte Fernandes, Paulo Renato Pereira Magalhães, Nicole Martins Saraiva, Luma Carolina Cavalcante Temoteo, Italo Leite Bringel, Igor Batista dos Santos, Érico Antonio Gomes de Arruda