Dados do Trabalho
Título
SAE AO PACIENTE INTERMEDIARIO COM MNT EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM INFECTOLOGIA
Introdução
As micobactérias não tuberculosas (MNT) são microrganismos que são localizadas no meio ambiente, a mesma pode vir acometer o indivíduo quando atrelado a supressão do sistema imune. No Brasil foram notificados 2.731 entre os anos de 2013 a 2019, dentre as regiões o Nordeste teve 374 casos, a micobactéria mais prevalente foi M.kansasii.
Objetivo
Relatar a experiência vivenciada por residentes da Escola de Saúde Pública do Ceará, baseada na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em paciente com Intoxicação Alcóolica, Crise Convulsiva e MNT, com a identificação dos principais diagnósticos e intervenções de enfermagem relacionadas ao caso.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Relato de experiência de residentes do primeiro ano durante a prática clínica da Unidade E do Hospital São José de Doenças Infecciosas localizada em Fortaleza/Ceará em julho de 2022.Coleta de dados realizados por análise do prontuário, exame físico no período de 15 a 20 de julho. Os diagnósticos de enfermagem foram planejados a partir do NANDA-I visando a melhora clínica do paciente.
Discussão
Sexo masculino,48 anos, solteiro, ensino fundamental. Desempregado, nascido em 23/07/1973.Admitido em 05/07/2022, de acordo com a anamnese, exame físico, sinais e sintomas foram identificados alguns diagnósticos de enfermagem e a partir deles realizadas intervenções relevantes, são elas. Confusão aguda e baixo autoestima. Realizada interconsulta com psicóloga residente para avaliação. Déficit no autocuidado para o banho, higiene realizada utilizando cadeira higiênica. Risco de aspiração, alimentação assistida e com cabeceira elevada a 90º.Risco de quedas, manteve-se grades elevadas. Integridade da pele prejudicada em calcâneo direito e região occipital, uso de colchão articulado, realizada troca de curativo com SF0,9% , gaze estéril e papaína em região do calcâneo. Realizada troca de curativo com SF0,9%, gaze estéril e óleo dermoprotetor em região occiptal.
Conclusão
A importância dos diagnósticos de enfermagem aliados as intervenções contribuíram para melhora do paciente consequentemente reduzindo o tempo de hospitalização. Portanto mostra-se a relevância do conhecimento da sistematização da assistência de enfermagem pelo profissional de enfermagem para obter-se a excelência nos cuidados de enfermagem.
Palavras Chave
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM, NANDA-I, ASSISTÊNCIA CENTRADA NO PACIENTE.
Área
Micobacterioses
Instituições
Escola de Saúde Pública do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Larissa Monteiro Alves Fernandes, Lívia Farias Araújo Gonçalves, Richardson Lopes Bezerra, Nádia Martins da Silva, Wesclei Pinheiro Mouzinho de Lima