VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLOGICOS DA TUBERCULOSE DA MACRORREGIAO DE SAUDE DE FORTALEZA DOS ULTIMOS 10 ANOS (2012-2021).

Introdução

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, com manifestações pulmonares e extrapulmonares, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que possui elevada prevalência/incidência em populações de baixa renda. A forma pulmonar dessa patologia é a mais frequente e a de maior relevância para a Saúde Pública, responsável pela sua propagação. A transmissão da tuberculose pulmonar ou laríngea ocorre pela inalação de aerossóis, contaminados pela bactéria que são eliminados através da fala, tosse e/ou espirro de uma pessoa doente, por um indivíduo saudável; a sintomatologia varia com o sítio de infecção. Vale ressaltar que quanto menor a ventilação do local, maior a probabilidade de infecção pelo bacilo.

Objetivo

Sistematizar os dados epidemiológicos das pessoas diagnosticadas com tuberculose na macrorregião de saúde de Fortaleza durante o período de 2012-2021.

Método

Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, baseado nas informações coletadas por meio da plataforma do DATASUS, durante o período dos anos de 2012 a 2021.

Resultados

De 2012 a 2021 foram registrados 29.469 casos. O sexo masculino teve uma maior prevalência com 19.849 (67,3%) casos registrados, e o sexo feminino 9.620 (32,7%) casos. Sobre a faixa etária, observou-se que existe maior prevalência da patologia na faixa etária de 20-39 anos (13.485; 45,4%).

Conclusão

Nos achados dos 10 anos, observou-se que existe maior prevalência da patologia na faixa etária de 20-39 anos, com maior acometimento do sexo masculino.

Palavras Chave

Tuberculose, Epidemiologia, Macrorregião, Fortaleza.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Não.

Área

Infecções Bacterianas

Instituições

Universidade Estadual do Ceará UECE - Ceará - Brasil - Ceará - Brasil

Autores

Antonio Alexandro de Castro, João Batista Tavares Lima Junior, João Teles Lima, Diego Costa Bezerra, Vinícius Chagas Morais Moreira, Antônio Alves Sobreira Neto, Renan Adriano Evangelista, Geovana Cristina Silva Sousa, Paulo Matos Brito Carneiro, Sthefane Gomes Feitosa