VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇAO EM SAUDE SOBRE TRANSMISSAO VERTICAL DE INFECÇOES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

Introdução

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, cujas transmissões também podem ocorrer de forma vertical da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. Tendo em vista que a carência de informações sobre cuidados em saúde pode criar expectativas equivocadas relacionadas à prevenção, transmissão e tratamento de doenças, a educação em saúde entra como uma forma de disseminar informações baseadas em evidências e fortalecer vínculos entre usuários e profissionais.

Objetivo

Relatar a experiência dos residentes de farmácia com a utilização de metodologias ativas para conscientização da população gestante acerca dos riscos de transmissão vertical, especialmente para o HIV e sífilis.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, embasado em uma atividade desenvolvida pelos residentes de farmácia com as gestantes que aguardavam atendimento em ambulatório especializado no município de Fortaleza/CE, em agosto de 2022. A atividade ocorreu em formato de roda de conversa e foi dividida em 4 etapas: a 1ª etapa consistiu em breve apresentação do tema; a 2ª etapa constituiu-se de escuta ativa, onde as participantes puderam expressar conhecimentos prévios sobre o tema ou relatar experiências, em um momento livre de julgamentos; a 3ª etapa foi entrega de folder educativo confeccionado para a ação, para fixação e disseminação do conteúdo discutido e a 4ª etapa com avaliação da percepção dos residentes acerca das carências encontradas como forma de buscar melhorias no serviço de saúde.

Discussão

A sala de espera representa um ambiente dinâmico, onde os usuários podem interagir e compartilhar experiências pessoais, o que torna esse espaço propício para desenvolvimento destas atividades educativas e de promoção da saúde. As metodologias ativas apresentam-se como importantes ferramentas no processo de aprendizagem dos residentes, além de incentivar a prevenção e promoção de saúde.

Conclusão

Portanto, faz-se necessário um maior engajamento do profissional de saúde quanto à realização contínua dessa prática, pois o paciente, em posse das informações necessárias, torna-se protagonista do autocuidado em saúde, além de atuar como disseminador de conhecimento.

Palavras Chave

IST; Saúde pública; Transmissão Vertical

Área

Educação em Infectologia

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Camila Gadelha Pinheiro, Adriano Rodrigues dos Santos, Ana Cláudia Moura Mariano, Bruna Sousa Barbosa, Maria Jenniely Grangeiro de Almeida, Hannah Iorio Dias