VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS CASOS DE INTERNAÇAO POR ESQUISTOSSOMOSE EM IDOSOS NO PERIODO DE 2016 A 2020

Introdução

A esquistossomose é uma parasitose causada pelo Schistosoma mansoni, a qual está associada a condições precárias de saneamento, sendo de ocorrência tropical. A doença pode se manifestar desde quadros assintomáticos até formas graves, desse modo, os indivíduos que residam em áreas endêmicas com quadro clínico sugestivo devem ser submetidos a uma avaliação direcionada. É uma doença de notificação compulsória, sendo considerada um problema de saúde pública. É válido ressaltar que o Nordeste possui uma das maiores taxas de mortalidade do Brasil.

Objetivo

Analisar o perfil epidemiológico dos casos de esquistossomose com internação em maiores de 60 anos no Ceará entre janeiro de 2016 e janeiro de 2021.

Método

Trata-se de um estudo quantitativo descritivo que aborda o número de pacientes idosos internados com esquistossomose entre os anos de 2016 a 2020.

Resultados

O ano com maior taxa de internações foi 2016 , com 25,7% dos 249 casos em idosos no período de 2016 a 2020. Dentre a faixa etária longeva, os mais afetados foram idosos do sexo masculino entre 60 e 69 anos, totalizando 28,5% das internações por esquistossomose em idosos. O sexo feminino concentrou, no total, 53% dos casos, com prevalência nas idades entre 60 a 69 anos com 25,3% dos casos no geral. Os idosos com idade entre 70 a 79 anos, levando em consideração ambos os sexos, totalizaram 32,9% dos casos. Já gerontes entre 80 anos e mais culminam em 13,25% dos casos.

Conclusão

Conclui-se que os idosos são demasiadamente acometidos pela esquistossomose, sendo 2016 o ano com maior número de casos (25,7%), considerando o período avaliado de 2016 a 2020. A faixa etária mais afetada foram os longevos entre 60-69 anos (25,3%) e o sexo masculino (28,5%).

Palavras Chave

Esquistossomose; Idoso; Epidemiologia

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Medicina Tropical e Medicina dos Viajantes

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Rhayssa Gomes de Santana, Leticia Brasil Gradvohl, Nithyananda Araujo Furtado, Priscila Costa dos Santos, Leticia Bandeira Garcia Lima, Luana Cecilia Leitão Sampaio, Maria Luiza Goes Mendes, Mariana Macedo Militão Mendonça, Licia Câmara Diógenes Bastos, Geridice Lorna Andrade de Moraes