VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ELABORAÇAO E APLICAÇAO DE UMA FERRAMENTA DE ANALISE DE EVENTO ADVERSO POR INFECÇAO PRIMARIA DE CORRENTE SANGUINEA O

Introdução

Os Cateteres venosos centrais (CVC) desempenham um papel importante no tratamento de pacientes hospitalizados, especialmente aquelas que estão em estado crítico1,2. Dentre as infecções relacionada a assistência à saúde (IRAS) a infecção primária da corrente sanguínea (IPCS) é a de maior potencial preventivo e tem um impacto negativo na evolução dos pacientes críticos.1,2,3,4,5,6 Além disso, a IPCS aumenta a taxa de mortalidade, prolonga a permanência do paciente na unidade de terapia intensiva (UTI) e no hospital e gera custos extras substanciais1,2,3,4,5,6. Os dados mais recentes no Brasil indicam que a densidade de incidência de IPCS associadas à CVC notificadas em 2020 foi de 4,30 nas unidades de terapia intensiva adulto.  Por esses motivos, a vigilância e a prevenção de IPCS são de alta prioridade, e várias intervenções têm se mostrado eficazes1,2,3,4,5,6. O objetivo de um programa de prevenção eficaz deve ser a eliminação da IPCS de todas as áreas de atendimento ao paciente. Embora isso seja desafiador, os programas têm demonstrado sucesso, mas sustentar a eliminação requer esforço contínuo1,2,3,4,5,6.

Objetivo

Relatar a experiência da elaboração e aplicação de uma ferramenta de análise de eventos adversos por infecção primária de corrente sanguínea.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quantitativa para elaboração e aplicação de uma ferramenta de análise de eventos adversos de IPCS em pacientes internados nas UTI´s. Para elaboração da ferramenta, utilizou-se do protocolo institucional de prevenção de IPCS referenciado pelos Manuais Center Control Disease (CDC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Society for Healthcare Epidemiology of America (SHEA).

Discussão

Participaram da aplicação da ferramenta a equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e a equipe multiprofissional das UTI´s .Foi possível identificar oportunidades de melhoria relacionadas à padronização de insumos como o cone luer para o fechamento do CVC e a padronização de sachês de álcool 70% para a desinfecção dos hubs. E relacionadas ao processo de trabalho da equipe assistencial como a proteção do curativo do CVC durante o banho.

Conclusão

Concluiu-se que a ferramenta é válida para a prática assistencial, contribuíu para a identificação dos fatores de riscos para IPCS e para adoção de medidas de prevenção.

Palavras Chave

Infecção de Corrente Sanguínea; Controle de Infeção Hospitalar; Segurança do Paciente;

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Uso de Antimicrobianos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

Instituições

HAPVIDA - Ceará - Brasil

Autores

EMANUELA PATRICIA RIBEIRO ANDRADE DOS SANTOS, CARLA MORALES GUERRA GODOY, ANTÔNIO ROMÁRIO MENDES DA SILVA, JANAINA GUERRA GONÇALVES LA GAMBA, FRANCISCO JANIEL ALVES CARNEIRO, TATIANE NEGRÃO ASSIS DA ROCHA, ANA CLAUDIA SILVA LEMOS, CAMILA ALEXANDRE TRAVASSOS DOS SANTOS, CINTHYA RAMIRES FERRAZ, HITALO SANTOS DA SILVA