VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS CASOS DE MONKEYPOX NO CEARA

Introdução

Monkeypox ou varíola dos macacos (VM) é causada pelo vírus monkeypox que foi descoberto em 1958, tendo uma epidemiologia rara. Tal doença é de notificação compulsória e possui áreas endêmicas, como na África Central e Ocidental, porém nos últimos meses tem-se notificado áreas não endêmicas com casos de monkeypox, como no Brasil. A forma de contágio dos casos notificados no Brasil até o momento deu-se, predominantemente, por via sexual. Seus sintomas de apresentação mais frequente são erupções cutâneas, adenomegalias, febre, cefaleia e disfagia, sendo uma doença autolimitada com duração de 2 a 4 semanas. Não houveram mortes por Monkeypox neste atual surto não endêmico. Como prevenção a doença deve-se evitar contato com animais que possam abrigar o vírus e qualquer material que entrou em contato com um animal doente, além disso é fundamental que ocorra o isolamento dos indivíduos infectados.

Objetivo

Analisar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por monkeypox no Estado do Ceará no ano de 2022.

Método

Trata-se de um trabalho quantitativo descritivo do perfil epidemiológico dos casos de monkeypox em idosos no estado do Ceará, de acordo com dados provenientes do INTEGRASUS no ano de 2022. Dentro do perfil analisado foram incluidos casos notificados, confirmados e suspeitos na população acima de 60 anos, avaliando o sexo e o município.

Resultados

Durante o ano de 2022 no estado do Ceará, foram notificados 49 casos de monkeypox na faixa etária de 60 anos ou mais, porém, apenas 3 casos confirmados, sendo 2 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Considerando a quantidade de casos suspeitos, são estimados 9 casos suspeitos, sendo a maioria mulheres, representando 55,5% da totalidade (5 casos). Em relação ao município de residência, a maioria localiza-se na cidade de Fortaleza com 26 notificações.

Conclusão

Por fim, observa-se a necessidade de reconhecimento e tratamento precoce dos casos de monkeypox, ressaltando a importância da realização da notificação compulsória para a vigilância epidemiológica e estratificação de ações de saúde efetivas para sanar essa enfermidade.

Palavras Chave

Monkeypox; Epidemiologia; Idosos

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Doenças Emergentes e Re-emergentes

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Mariana Macedo Militão Mendonça, Nithyananda Araujo Furtado, Leticia Bandeira Garcia Lima , Licia Câmara Diógenes Bastos, Priscila Costa dos Santos, Ariana Ximenes, Rhayssa Gomes de Santana, Maria Luiza Goes Mendes, Luana Cecílica Leitão Sampaio, Marco Tulio Aguiar Mourão Ribeiro