VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

HISTOPLASMOSE PULMONAR MIMETIZANDO METASTASE PULMONAR EM INDIVIDUO COM INFECÇAO POR HIV E SARCOMA DE KAPOSI

Introdução

A histoplasmose é uma micose sistêmica, caracterizada por um processo inflamatório granulomatoso, o qual acomete, principalmente, pulmões e órgãos do sistema imunológico. A patologia é causada por um fungo dimórfico, Histoplasma capsulatum, que possui como habitat natural os dejetos de aves e morcegos. A transmissão se dá por via respiratória, a partir da inalação de conídios infectantes que penetram nos alvéolos, podendo causar inflamação focal ou disseminar-se por via hematogênica em indivíduos com imunossupressão avançada.

Objetivo

Relatar um caso de histoplasmose pulmonar mimetizando metástase pulmonar em pessoa vivendo com HIV e Sarcoma de Kaposi (SK), em um hospital de referência para doenças infectocontagiosas no Ceará.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Homem, 33 anos, portador de infecção pelo HIV há cinco anos, vinha em uso regular de terapia antirretroviral com TDF + 3TC + DTG, apresentando carga viral indetectável e linfócitos T CD4+ de 483 céls/mm3. Estava em acompanhamento clínico em um serviço de oncologia devido apresentar SK de mucosa gástrica, tratado há 4 anos com quimioterapia. Durante o seguimento do SK, o paciente realizou tomografia computadorizada (TC) de tórax, que revelou espessamento pleuroapical, nódulos esparsos não calcificados de até 3mm, nódulo pulmonar calcificado em lobo inferior direito compatível com granuloma, nódulo pulmonar não calcificado irregular em segmento apical e posterior do lobo superior esquerdo com halo em vidro fosco, micronódulos em permeio 20 x 18 mm. O paciente foi submetido à biópsia pulmonar que revelou processo inflamatório granulomatoso por H. capsulatum. Iniciou tratamento com Itraconazol 400mg/dia, embora estivesse assintomático. No seguimento clínico, após seis meses de tratamento, paciente realizou nova TC de tórax onde observou-se uma redução do nódulo pulmonar.

Discussão

Achados radiológicos sugestivos de câncer de pulmão incluem nódulos pulmonares ou massas com margens espiculadas, nódulos subsólidos, dentre outros aspectos. Nódulos pulmonares causados por H. capsulatum podem ocorrer em indivíduos com neoplasias de outros sítios, e são observados com mais frequência os lobos inferiores posteriores, diferentemente do caso aqui reportado. A presença do sinal do halo pode significar angioinvasão principalmente em indivíduos imunocomprometidos.

Conclusão

Histoplasmose pulmonar mimetizando câncer de pulmão é uma rara entidade, porém deve ser considerada em pessoas que vivem em áreas endêmicas, como no caso deste paciente.

Palavras-chave

Histoplasmose pulmonar; Nódulo pulmonar; Histoplasma capsulatum.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Infecções Fúngicas

Instituições

Universidade Federal do Ceará; Centro Universitário Christus. - Ceará - Brasil

Autores

Kaeliny Gomes Dos Santos, Francisco Emerson Santos De Oliveira, Matheus Oliveira Guimarães , Ana Pavla Morais Silva , Brena Maria Almeida Araújo de Paula Pessoa , Camila Shelly Vasconcelos Ramos , Karen Helen Rodrigues Carneiro , Francisca Estefânia Mesquita Maciel de Lima, Antônio Mauro Barros Almeida Júnior, Lisandra Serra Damasceno