VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE EPIDEMIOLOGICA DE INJURIA RENAL AGUDA CAUSADA POR ARBOVIROSES NO BRASIL NO PERIODO DE 2012 A 2022

Introdução

A Injúria Renal Aguda (IRA) é uma doença caracterizada pela redução da taxa de filtração glomerular com rápida evolução e com consequente desequilíbrio ácido-básico e hidroeletrolítico, e acúmulo de escórias nitrogenadas. A IRA possui agentes etiológicos diversos e dentre eles pode ter como causa as arboviroses, apresentando altas taxas de mortalidade e aumento do tempo de internação desses pacientes devido a essa complicação renal.

Objetivo

Analisar o padrão evolutivo epidemiológico da IRA causada por arboviroses no Brasil de 2012 a 2022.

Método

Estudo ecológico transversal e documental com abordagem quantitativa, pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação do DATASUS, no período de julho de 2012 a julho de 2022, na classificação “morbidade hospitalar”. Foram avaliadas as variáveis de óbitos por faixa etária, sexo, ano de processamento e região, nas causas (CID-10) “Dengue” e “outras febres por arbovírus e febres hemorrágicas virais”.

Resultados

De 2012 a 2012, foram notificados 139.122 óbitos por IRA e 2.408 óbitos por arboviroses. A região mais notificada em ambas as doenças, na maioria dos anos, foi a região Sudeste, com 1092 (45%) mortes por arboviroses e 65218 (46%) mortes por IRA, seguida pela região Nordeste, que apresentou 635 (26%) óbitos por arboviroses e 32487 (23%) óbitos por IRA ao todo. Em relação à faixa etária, a mais acometida nas duas condições foi entre 60 e 79 anos, com 66860 (48%) das mortes por insuficiência renal e 804 (33%) das mortes por arboviroses. No padrão de evolução ao longo dos anos, foi observado um padrão linear na IRA e variações maiores para as arboviroses, com número maior de notificações em 2015 e 2016.

Conclusão

A IRA e as arboviroses acometem todas as faixas etárias da população, com potencial de complicações que podem levar ao óbito, principalmente em faixas etárias mais avançadas. Apesar da sua menor frequência, em relação às outras causas de IRA, ela representa um desafio no cenário social. Não foi possível observar semelhanças nos padrões de evolução entre as doenças ao longo dos anos, mesmo com número maior de variáveis observadas. Dessa forma, faz-se necessário uma maior atenção e estudo sobre a IRA causada por tais vírus, visto que um diagnóstico precoce pode evitar ou diminuir esses casos com problemas renais e reduzir o número de óbitos e de internações. As limitações desse estudo foram o baixo índice de notificações de óbitos hospitalares de arboviroses, bem como a ausência de especificidade na classificação do CID-10.

Palavras Chave

ARBOVIROSES; INJURIA RENAL AGUDA

Área

Arboviroses

Instituições

UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

GUSTAVO Marques Fernandes Bezerra, Geraldo Bezerra Silva Junior Silva Junior, ALANA Costa Santana Santana, Matheus Leite Rodrigues , Ana Leticia Teixeira de Oliveira, Ana Clara Silva Lima, Camila Ximenes Feitosa, LARA THAÍS Pinheiro Medeiros