VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PADRAO LIQUORICO DOS PACIENTES COM SUSPEITA DE MENINGITE ENCAMINHADOS PARA HOSPITAL TERCIARIO DE DOENÇAS INFECCIOSAS NO ESTADO DO CEARA

Introdução

A meningite é um processo inflamatório das meninges que envolvem as membranas cerebrais (dura-máter, pia-máter e aracnóide). Pode ser causada por diversos fatores, infecciosos ou não. As meningites de origem infecciosa, causada por bactérias, vírus e fungos, devido à sua maior ocorrência, potencial contagioso e gravidade, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública.

Objetivo

Descrever os casos de meningite de acordo com padrão liquórico dos pacientes com suspeita de meningite encaminhados para hospital terciário de referência em doenças infecciosas no Estado do Ceará.

Método

Trata-se de um estudo epidemiológico, quantitativo e temporal. O estudo baseou-se na análise nos indicadores disponibilizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) de leitos. Os registros foram compilados e analisados, referentes ao período de fevereiro a setembro de 2022. O estudo ocorreu no NIR de um hospital de referência para doenças infectocontagiosas, localizado em Fortaleza, Ceará.

Resultados

Foram analisados 24 casos regulados via Central de Leitos. Destes, 5 foram regulados e avaliados, com meningite descartada pela história e avaliação clínica. Destes, todos (n=18; 100%) realizaram punção lombar: quatro (22%) pacientes tiveram análise de líquor compatível com meningite bacteriana, e todos ficaram internados para início e conclusão do tratamento. Cinco (28%) pacientes tiveram análise liquórica compatível com meningite viral, dos quais quatro (22%) ficaram internados, e um (6%) recebeu alta para o hospital de origem. Oito (47%) pacientes deram entrada com quadro clínico sugestivo de meningite, entretanto com exame negativo; destes, um (6%) internou por outro diagnóstico diferente da regulação. Uma regulação não foi concluída.

Conclusão

Em consonância com os dados analisados, houve considerável número de pacientes regulados com suspeita de meningite, e o hospital se mostra como equipamento de saúde importante para essas avaliações. Este estudo revela a importância da análise clínica, a fim de evitar transferências desnecessárias e para suporte médico especializado para todo o Estado.

Palavras Chave

meningite; emergência; líquor; regulação

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Diagnóstico das doenças infectoparasitárias

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Rafael Nogueira Abrante, Luís Arthur Brasil Gadelha Farias, Marcos Maciel Sousa, Madalena Quinto de Azevedo, Francisca Luana Coutinho Freitas, Ana Glaucia da Silva Correia, Severino Ferreira Alexandre, Francisco Edson Buhamra Abreu, Tania Mara Silva Coelho, Lauro Vieira Perdigão Neto