VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

Elaboração e implantação de ferramenta de monitoramento de agravos e doenças de notificação compulsória: relato de caso

Introdução

As doenças, agravos e eventos de saúde pública de notificação compulsória são de comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada por profissionais de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação e pode ser imediata ou semanal. A notificação deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, embora seja facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. Bem como, em situações que podem implicar medidas de isolamento ou quarentena, de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional são adotadas estratégias específicas para notificação.

Objetivo

Descrever o processo de elaboração e implantação de ferramenta de monitoramento de doenças de notificação compulsória.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Descritiva, narrativa, do tipo relato de experiência sobre a elaboração e implantação de ferramenta de monitoramento das doenças de notificação compulsória em uma rede de saúde suplementar. A ferramenta possui quatro itens a serem analisados: número de casos suspeitos, número de casos descartados após avaliação, número de casos para notificar e número de casos notificados. Os agravos sazonais e emergentes são reportados em campos específicos do excel para emissão de boletins epidemiológicos. A busca pelos agravos é feito em sistema de dados hospitalar com interface ao prontuário eletrônico dos pacientes atendidos nas unidades hospitalares com relatório compatível a importação de dados em excel. São enviados semanalmente relatórios com filtros por período dos pacientes atendidos em pronto atendimento/emergência para verificação e validação dos casos suspeitos. Após a conclusão das análises e finalização das notificações o Serviço de Controle de Infecção monitora o processo e lança em planilha de excel os itens analisados e o percentual das notificações feitas. Pelo excel é gerado o consolidado das unidades hospitalares e permite que os gestores acompanhem por farol padronizado qual o percentual de casos devidamente notificados.

Discussão

Com a ferramenta foi possível desenvolver diferentes abordagens para a resolução dos casos pendentes.

Conclusão

A ferramenta de monitoramento de doenças de notificação compulsória mostrou-se como uma estratégia útil aos gestores.

Palavras-chave

Notificação compulsória; Agravos; SINAN.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Miscelânea

Instituições

Hapvida - Maranhão - Brasil

Autores

Emanuela Patrícia Ribeiro Andrade Santos, Carla Morales Guerra Godoy, Antônio Romário Mendes Silva, Janaína Guerra Gonçalves la Gamba, Tarita Silva Dourado, Francileuda Lima Caminha Dias, Cinthya Ramires Ferraz, Camila Alexandre Travassos Santos, HITALO SANTOS DA SILVA