VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA, DIAGNOSTICO PRESUNTIVO E MOLECULAR DE CERATITES POR FUSARIUM SPP. NO CEARA, BRASIL

Introdução

A ceratite causada por espécies de Fusarium spp. é uma doença que ameaça a visão, muitas vezes afetando pacientes saudáveis. Mais de 200 espécies que compartilham uma morfologia semelhante são combinadas em 20 complexos de espécies. Análises epidemiológicas são dificultadas não apenas pela falta de dados clínicos, mas também pelo fato das infecções serem predominantemente causadas por membros da espécie do complexo Fusarium solani (FSSC).

Objetivo

Esta pesquisa tem como objetivo determinar as características epidemiológicas e de identificação das ceratites fúngicas ocasionadas por Fusarium spp. no estado do Ceará, Brasil.

Método

Um total de 226 amostras foram colhidas no intervalo de outubro de 2019 a março de 2022 de pacientes atendidos atendidos no Emilio Ribas Medicina Diagnóstica, Oftalmoclínica 13 de Maio e Leiria de Andrade. As amostras foram semeadas ágar Sabouraud e ágar Sabouraud com Cloranfenicol e feito lâminas para microscopia. A identificação das culturas de Fusarium foram realizadas através da técnica de microcultivo.

Resultados

Dos 226 raspados de córnea coletados durante o período, a cultura revelou que 118 (53%) foram positivas para fungos, bactérias e etiologias mistas. O número de casos de ceratite por Fusarium (n=47) ocorreu mais no sexo masculino (78,72%) do que no sexo feminino (21,27%). A idade grupo acometido com ceratite por Fusarium variou de 18 a 71 anos, sendo a maioria (34,04%) pertencentes a faixa etária de 30 a 40 anos. Aspergillus spp. (6), Curvularia spp. (1), Scedosporium spp. (1), Candida spp. (1) e Neoscytalidium spp. (1) foram os outros fungos isolados durante o período de estudo. A identificação molecular foi realizada através do sequenciamento multilocus (MLSA) dos genes ITS e TEF-1α. Entre as 17 amostras de Fusarium spp., 6 pertenciam ao complexo de espécies Fusarium solani (FSSC), 6 ao complexo de espécies Fusarium dimerum (FDSC), e 5 ao complexo de espécies Fusarium fujikuroi (FFSC). Entre as amostras de FSSC, 3 amostras foram identificadas como F. falciforme, 1 como F. keratoplasticum, 1 N. suttoniana, e 1 Fusarium sp. Todas as amostras de FDSC foram identificadas como Fusarium sp., bem como FFSC. Os isolados não descritos foram definidos por não terem representantes no banco de dados.

Conclusão

A identificação fenotípica dos complexos de espécies foi confirmada pela técnica de sequenciamento. Para a identificação interespecífica dos isolados, é necessário realizar a técnica molecular de MLST.

Palavras Chave

Ceratite fúngica. Úlcera de córnea. Fusarium

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica da Universidade Federal do Ceará

Área

Infecções Fúngicas

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

EDLANY PINHO ROMAO MILANEZ, PEDRO DE FREITAS SANTOS MANZI DE SOUZA, LIVIA MARIA GALDINO PEREIRA, Fernando Victor MONTEIRO PORTELA, Paulo Henrique SOARES PEIXOTO, Ruan Campos Monteiro, ROSSANA DE AGUIAR CORDEIRO