VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E OS EXAMES DIAGNÓSTICOS DE TUBERCULOSE PULMONAR NA ERA DA PADRONIZAÇÃO DE SOLICITAÇÕES E DA BIOLOGIA MOLECULAR

Introdução

A tuberculose é uma doença causada pelo organismo Mycobacterium tuberculosis. Trata-se de patologia muitas vezes negligenciada, podendo levar a altos graus de incapacidade e mortalidade se não corretamente diagnosticada e tratada. O diagnóstico da tuberculose pulmonar é baseado na detecção do patógeno, seja por visualização direta, biologia molecular (TRM-TB) ou cultura de secreções. Diante da importância do diagnóstico, o Ministério da Saúde, por meio do “Manual de recomendações para o diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobactérias não tuberculosas de interesse em saúde pública no Brasil”, sugere padronização nas condutas diagnósticas, a fim de otimizar recursos, maximizar a detecção precoce e a quebra das cadeias de transmissão.

Objetivo

Descrever o perfil de exames diagnósticos de tuberculose pulmonar recebidos por laboratório de microbiologia em um hospital terciário de doenças infecciosas.

Método

Trata-se de estudo transversal, realizado de forma retrospectiva através da análise de dados de hospital de ensino em doenças infecciosas no Estado do Ceará, no período de 01 de janeiro de 2021 até 23 de setembro de 2022. Foram analisados os exames solicitados para diagnóstico de tuberculose pulmonar, sendo excluídos as solicitações referentes a diagnóstico prévio de tuberculose.

Resultados

No período em questão, foram analisadas 102 solicitações de exames diagnósticos de tuberculose pulmonar. Houve solicitação de pesquisa de BAAR em 77% dos casos, TRM em 91% dos casos e cultura em 23% dos casos. Em relação a solicitação pareada de exames diagnósticos, foi solicitado pesquisa de BAAR concomitante a TRM em 77 (75%) casos, pesquisa de BAAR e cultura em 22 (22%) casos e TRM e cultura em 23 (23%) casos.

Conclusão

A solicitação de TRM para detecção de M. tuberculosis representou a maior parte das solicitações de exames diagnósticos para tuberculose pulmonar, conforme orientações do ministério para serviços onde este método é disponível. Houve ampla solicitação de pesquisa de BAAR e TRM concomitantemente. Todavia, a taxa de solicitação de culturas junto do TRM ou da pesquisa de BAAR foi baixa, sugerindo subutilização deste método importante para diagnóstico diferencial de espécies de micobactérias e determinação de perfil de sensibilidade.

Palavras Chave

Micobacterias; tuberculose; M. tuberculosis; gene Xpert; baciloscopia

Área

Micobacterioses

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Eduardo Austregésilo Correa, Luís Arthur Brasil Gadelha Farias, Pedro Ítalo Oliveira Gomes, Leonardo Nogueira Meireles, Jacó Ricarte Lima de Mesquita, Ítalo José Mesquita Cavalcante, Evelyne Santana Girão, Tânia Mara Silva Coelho, Christianne Fernandes Valente Takeda, Lauro Vieira Perdigão Neto