VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DERMATONEUROLOGICA PARA SUSPEIÇAO DIAGNOSTICA DE HANSENIASE: HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DE COLETA DE DADOS DO PROGRAMA PEP ++

Introdução

Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. O Ministério da Saúde (MS) preconiza a busca ativa de casos novos, através do exame dermatoneurológico (EDN). O programa PEP++ é um ensaio clínico randomizado multicêntrico em desenvolvimento que visa a interrupção da cadeia de transmissão da hanseníase.

Objetivo

Objetivo: Descrever o papel do programa PEP++ na qualificação dos assistentes de pesquisa (APs) e da rede primária de saúde municipal (RPS) na abordagem de contatos de casos de hanseníase (CI) através da triagem.

Método

Metodologia: Estudo descritivo de abordagem quantitativa. Foram abordados contatos domiciliares e sociais referidos por CI diagnosticados no período de 2015 a 2021. A equipe de campo é composta por 4 graduados (3 enfermeiros e 1 fisioterapeuta) e 10 estagiários de enfermagem. O EDN é realizado pelos graduados. Os APs tiveram treinamento teórico/prático com especialistas no diagnóstico da hanseníase. Foi elaborado uma estrutura metodológica para a sistematização do ensino/aprendizagem. A visita domiciliar é realizada junto com o agente comunitário de saúde; esses profissionais participaram de oficinas sobre a hanseníase. Na abordagem, após o consentimento, é coletado os dados sociodemográficos e solicitado ao participante a disponibilidade de um local iluminado e com maior privacidade para o EDN. É realizado: anamnese, inspeção, avaliação da sensibilidade protetora e força muscular, e sensibilidade térmica e tátil nas lesões de pele, seguindo o protocolo clínico da pesquisa. Àqueles que apresentam sinais ou sintomas sugestivos para hanseníase são encaminhados para unidade de saúde para avaliação médica e seguimento do fluxo assistencial do município.

Resultados

Resultados: Foram abordadas 817 pessoas, 66 recusas, 118 exclusões definitivas e 31 encaminhamentos por suspeição diagnóstica e 1 diagnóstico confirmado. Dentre as habilidades adquiridas, destacam-se o próprio EDN; a adequação da abordagem ao nível de entendimento do participante e na complexidade de realizá-la no âmbito domiciliar; formação de vínculos e aproximação com a equipe e serviços de saúde; entendimento do contexto de vulnerabilidade e aprimoramento do trabalho multiprofissional.

Conclusão

Conclusões: O papel dos APs do Programa PEP++ na triagem de contatos de casos de hanseníase a partir da EDN, tem se tornado cada dia mais qualificada e tem sido essencial para apoiar os profissionais de saúde da RPS na operacionalização da principal estratégia preconizada pelo MS.

Palavras Chave

Hanseníase; Mycobacterium leprae; Busca de comunicante

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Medicina Tropical e Medicina dos Viajantes

Instituições

NHR BRASIL - Ceará - Brasil

Autores

Thália Letícia Batista Meneses, Júlia Ferreira Laureano, Sara de Andrade Frederico, Naiara do Nascimento Brito, Adriana da Silva dos Reis, Aymee Medeiros da Rocha, Cinara de Fátima Pires de Matos, Lielma Carla Chagas da Silva, Vírginia Oliveira Fernandes, José Alexandre Menezes da Silva