Dados do Trabalho
Título
ANALISE DO PERFIL DE INTERVENÇOES FARMACEUTICAS DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DA TERAPIA ANTIMICROBIANA NO ANO DE 2021: PERSPECTIVA DE UM HOSPITAL DE OPERADORA DE SAUDE
Introdução
O Programa de Gerenciamento da Terapia Antimicrobiana (PGTA) realiza intervenções destinadas a aprimorar o uso adequado de antimicrobianos (ATM), visando melhorar os resultados clínicos, reduzir a ocorrência de efeitos adversos e prevenir a seleção e disseminação de microrganismos resistentes, além de racionalizar os custos da assistência.
Objetivo
O trabalho objetivou analisar o perfil de intervenções farmacêuticas (IF) e seu custo estimado, além de observar os desfechos de pacientes em uso de ATM que receberam IF realizadas pelo PGTA de um hospital de operadora de saúde, em Fortaleza-Ceará, no ano de 2021.
Método
Trata-se de um estudo observacional e retrospectivo, a partir de uma análise de IF de um banco de dados informatizado do próprio hospital para acompanhamento do uso de ATM. Foram incluídos todos os pacientes internados no hospital e que fizeram uso de ATM durante o ano de 2021. Foram excluídas as intervenções de tempo para o término da terapia antimicrobiana. O trabalho teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar da CAAE: 20508519.4.0000.5684. O cálculo da economia foi estimado com base no custo do tratamento sem a intervenção e após a IF.
Resultados
Observou-se um total de 4143 pacientes em uso de ATM e 97 IF aceitas nesse período. A IF mais executada foi a de escalonamento (N=41), seguida da troca para a terapia sequencial oral (TSO) (N=27), mudança de teicoplanina para vancomicina (N=19), descalonamento (N=8), mudança entre equinocandinas (N=1) e mudança de meropenem para ertapenem (N=1), respectivamente. As IF de TSO, descalonamento e mudança de teicoplanina para vancomicina juntas representaram 54% do total (N=87) e somaram uma economia de R$70.184,86, sendo que sozinha a IF de TSO foi responsável por uma redução de RS 32.941,49 nos custos da assistência. Na amostra analisada, os desfechos positivos superaram os negativos, uma vez que o número de altas (N=3107) foi superior ao número de óbitos (N=745).
Conclusão
Conclui-se que a pandemia pode ter influenciado no número de IF realizadas. Dentre as IF, a mudança de teicoplanina para vancomicina e a de TSO ganham destaque como duas das mais efetuadas, sendo a primeira orientada pela vancocinemia, e a segunda inserida no contexto da desospitalização, além de ambas resultarem em economia. Destaca-se a importância das IF como ferramenta de uso racional dos recursos farmacológicos e farmacoeconômicos promovendo sustentabilidade para a assistência à saúde.
Palavras Chave
Gestão de antimicrobianos; Uso racional de antimicrobianos
Área
Uso de Antimicrobianos e Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)
Instituições
Unimed Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Caroline Sampaio Pinto, Stephany Arruda Santos , Lucas Oliveira Lima, Joel Bezerra Vieira