Dados do Trabalho
Título
Perfil epidemiológico dos pacientes atendidos por Monkeypox em Hospital terciário de doenças infecciosas
Introdução
A Monkeypox (MPX) é uma zoonose do gênero Orthopoxirus, da família Poxviridae. É semelhante à varíola humana, erradicada em 1980. Ocorre principalmente na África Central e Ocidental, nas proximidades de florestas tropicais e cada vez mais frequente em áreas urbanas. Sua transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções. Tendo em vista a importância do conhecimento acerca do perfil dos pacientes acometidos pela doença, foram analisados dados sociodemográficos e epidemiológicos de pacientes notificados no hospital São José no período de 18 de junho a 23 de setembro de 2022.
Objetivo
Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos por Monkeypox em um Hospital Terciário de Doenças Infectocontagiosas.
Método
A pesquisa tem caráter descritivo e retrospectivo realizado em um serviço de referência estadual para doenças infectocontagiosas. Os dados foram coletados através do prontuário eletrônico dos pacientes acolhidos na emergência da instituição que receberam solicitação de exames para confirmação diagnóstica. Foram considerados casos confirmados aqueles que obtiveram RT-PCR positivo para amostras de sangue, swab de secreção de vesícula ou crosta.
Resultados
Foram notificados 296 casos suspeitos de Monkeypox no intervalo de 18 de junho a 23 setembro de 2022. Da totalidade citada, 42(14,18%) estão em investigação; 95 (32,09%) foram descartados e 159 (53,71%) foram confirmados. Dos 159 (53,71%) casos confirmados ,154 (96,85%) eram do sexo masculino e 05 (3,14%) do sexo feminino, com intervalo de idade entre 20 a 68 anos. Além disso, 37,1% (59) apresentaram coinfecção HIV/MONKEYPOX. Dos casos citados, apenas 1 evoluiu para internação na instituição. A distribuição dos municípios dos pacientes acometidos foram: Caucaia 4,40% (07), Eusébio 3,14% (05), Fortaleza 83,64% (133), Itaitinga 0,6% (01), Maracanaú 4,40% (07), Pacajus 0,6% (01), Aracoiaba 0,6% (01), Orós 0,6% (01), Pedra Branca 1,25% (02), Aquiraz 0,6% (01).
Conclusão
Notaram-se número considerável de casos confirmados de MPX no período. Houve casos coinfecção HIV/MPX o que pode corroborar maior gravidade e necessidade de suporte clínico. Embora os casos estejam crescendo exponencialmente, apenas um paciente necessitou de internamento. O mundo precisa se mover de forma coesa e rápida para fechar lacunas de conhecimento e conter a epidemia.
Palavras Chave
Monkeypox; Epidemia; Poxvirus;
Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.
Não
Área
Doenças Emergentes e Re-emergentes
Instituições
Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) - Ceará - Brasil
Autores
Antônia Rosileide Pinheiro, Márcia Oliveira Coelho Campos, Madalena Isabel Coelho Barroso, Raquel Martins Mororó, Maria Izabel Avelino do Nascimento, Maria Adriana Oliveira de Sousa, Alyne Souza Bayer, Claudevan Pereira Freire, Luis Arthur Brasil Gadelha Farias , Lauro Vieira Perdigão Neto