VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

PURPURA FULMINANS POR STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE SIMULANDO MENINGOCOCCEMIA: RELATO DE CASO

Introdução

A doença pneumocócica invasiva é causada pelo Streptococcus pneumoniae, uma bactéria Gram positiva encapsulada, que possui mais de 90 sorotipos imunologicamente distintos e de grande importância epidemiológica na distribuição das doenças pneumocócicas invasivas.

Objetivo

Descrever o caso fatal de septicemia e doença invasiva por S. pneumoniae, em Fortaleza-CE.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Paciente, masculino, 2 anos, previamente hígido, iniciou quadro de febre e descarga nasal compatível com sinusite bacteriana há 10 dias. Procurou a emergência, quando foi liberado com sintomáticos. Após 24 horas, retornou ao hospital apresentando febre persistente, sufusões hemorrágicas e múltiplas equimoses. Foi admitida em UTI, onde iniciaram ceftriaxona e drogas vasoativas. No exame físico, havia lesões sugestivas de purpura fulminans. Rigidez nucal e sinais meníngeos ausentes. Laboratório admissional revelou hemoglobina de 11,3 mg/dL, leucopenia de 900 cel/µL, neutrófilos de 470 cel/mm³, plaquetopenia de 61x10³ cel/µL, lactato de 32 mg/dL, glicose de 48 mg/dL, e PCR de 10,84 mg/dL. Antígeno NS1 foi negativo. No mesmo dia, paciente evoluiu com parada cardíaca e óbito. Diante da clínica e desfecho, levantou-se a suspeita de meningococcemia. Foi realizada a pesquisa sindrômica em amostra de sangue total (sem incubação prévia) com PCR multiplex nested. Após uma hora de fase analítica, o Painel Sepse FilmArray® (Biomérieux marcy L-etoile) detectou: S. pneumoniae. A recuperação da bactéria em cultura microbiológica permitiu a caracterização da cepa em sorotipo 15A.

Discussão

A DPI é um quadro infeccioso grave, que acomete principalmente crianças menores de 5 anos, idosos e imunodeprimidos. O pneumococo, assim como outras bactérias encapsuladas pode causar êmbolos sépticos, manifestando-se como púrpura e confundir-se com meningococcemia fulminante. A utilização do Painel Sepse FilmArray®da foi capaz de diagnosticar a infecção por S. pneumoniae a partir de sangue total sem incubação prévia. A recuperação do agente em cultura microbiológica possibilitou a caracterização da cepa. O sorotipo 15A não está contemplado nas vacinas conjugadas disponíveis.

Conclusão

Aqui relatou-se um caso raro de septicemia fulminante por S. pneumoniae, trazendo a importância do diagnóstico precoce e a monitorização dos sorotipos circulantes. A biologia molecular é uma importante estratégia em casos de sepse.

Palavras-chave

Doença pneumocócica invasiva; Purpura fulminans; Streptococcus pneumoniae; Septicemia; Óbito.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Imunizações e Infectopediatria

Instituições

Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, Hospital São José, Universidade de São Paulo, Secretária da Saúde do Estado do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Karene Ferreira Cavalcante, Luís Arthur Brasil Gadelha Farias, Thaís Magalhães Freitas, Liana Perdigão Mello, Rebeca Porto Rosa, Roseane Marcelino Lobo Fernandes, Michelle Guilherme Lima Azevedo, Alex Pessoa Rocha, Angela Maria Veras Stolp, Lauro Vieira Perdigão Neto