Dados do Trabalho
Título
O DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA INTERATIVA NO ENSINO DA ANTIBIOTICOTERAPIA PARA ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA
Introdução
Atualmente, com os avanços tecnológicos, várias novas ferramentas que permitem o ensino na modalidade virtual, como uso de aplicativos, plataformas, programas, livros digitais; podem ser muito eficazes no processo de aprendizagem. Contudo, reformar a prática pedagógica é desafiador para qualquer professor. De fato, ensino médico vem passando por uma série de mudanças ao longo das últimas décadas, em que as mudanças curriculares exigem uma maior capacitação dos médicos (MORAN, 2018). Portanto, além de mudanças metodológicas, os cursos da área da saúde devem ofertar uma abordagem pedagógica voltada na capacitação do estudante na aquisição do seu conhecimento e aplicação deste na prática profissional (OLIVEIRA, 2019). Assim, observa-se a necessidade de adesão a um método complementar às práticas tradicionais de ensino, mais abrangente e que foque na construção de uma participação ativa no processo de aprendizado (TOUSO, 2020).
Objetivo
Pontuar a importância da aplicação de uma nova metodologia (E-book) no ensino da antibioticoterapia.
Método
Trata-se de um estudo prospectivo, com a aplicação de questionário sobre antibioticoterapia em alunos do 4º semestre de uma faculdade de medicina, no qual 16,66% dos acadêmicos, escolhidos de forma aleatória, tiveram acesso ao E-book, enquanto o restante estudou por métodos tradicionais. Posteriormente, foi realizada avaliação de dados no Excel.
Resultados
A amostra foi de 102 alunos, destes, 83,33% (N=85) não tiveram acesso ao E-book e, portando, estudaram por metodologias tradicionais; outros 16,66% (N=17) dos alunos tiveram acesso ao E-book. Avaliação da importância: 95,09% (N=97) classificaram a importância da aprendizagem da antibioticoterapia como “muito importante”. Avaliação do grau de dificuldade: 52,94% (N=54) consideraram o aprendizado “difícil” e 22,54% (N=23) como “muito difícil”. Avaliação dos acertos: média de acertos das questões no grupo de alunos que não tiveram acesso ao E-book foi 52,07% e no grupo que teve acesso ao E-book foi 89,80%, diferença de 37,73%, variando de 1,18% a 67,06%.
Conclusão
Em síntese o trabalho revelou alta demanda de métodos em antibioticoterapia pelos estudantes de medicina. O material mostrou-se efetivo na compreensão pelos docentes. Portanto, conclui-se que é essencial a introdução de novas metodologias complementares no ensino em saúde.
Palavras Chave
Infectologia, Antibióticos, Interativo, Tecnologia, Livros
Área
Educação em Infectologia
Instituições
centro universitário christus - Ceará - Brasil
Autores
JESAMAR MATOS, ANA BEAtriz SOUSA, MARIA CLARA ALBANO, lUAN VICTOR ALMEIDA, TEREZA BANDEIRA