Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇAO EM SAUDE SOBRE COVID-19 EM SALA DE ESPERA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
Introdução
Diante da situação pandêmica da COVID-19, as medidas preventivas nas práticas de atenção à saúde ganharam relevância, com enfoque na capacitação dos indivíduos como agentes ativos e responsáveis pela própria saúde, além de também contribuir com a saúde coletiva. Dessa forma, as ações de educação em saúde desenvolvidas em salas de espera fortalecem as possibilidades de integração das informações e das ferramentas para a promoção da saúde dos indivíduos, facilitando a tomada de decisão para melhorar hábitos de vida.
Objetivo
Apresentar a vivência de uma intervenção de educação em saúde, com foco na importância de medidas preventivas para doenças infectocontagiosas, com enfoque na COVID-19.
Descrição do caso ou Relato de experiência
Trata de um relato de experiência acerca da execução de uma sala de espera sobre COVID-19, realizada por acadêmicos de medicina, sob supervisão de professores da instituição, no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), em Fortaleza-CE, no mês de março de 2020. O público-alvo foram indivíduos que aguardavam por atendimento na unidade de saúde e a abordagem se deu de forma expositiva e interativa sobre infecção pelo Sars-CoV-2 e medidas de prevenção.
Discussão
O trabalho foi desenvolvido em 3 etapas sequenciadas. Inicialmente, foi realizada a revisão da literatura disponível sobre COVID-19, a fim de atualização sobre a nova doença. Em seguida foram elaborados materiais didáticos, como cartazes e panfletos educativos. Também foram produzidas amostras personalizadas de álcool em gel a 70% com instruções do método de higienização simples das mãos. Por fim, realizaram-se as salas de espera, que foram divididas em dois momentos. Na primeiro, houve o compartilhamento de saberes sobre a COVID-19, com a apresentação e distribuição dos materiais educativos, de forma colaborativa e com linguagem acessível sobre os principais aspectos conhecidos da nova doença. No segundo, foi realizada a demonstração ativa e participativa do método de higienização simples das mãos com as amostras de álcool gel disponibilizadas.
Conclusão
A realização das atividades foi relevante em um cenário pandêmico, já que permitiu a troca de informações e de sentimentos sobre a doença, além de ter possibilitado a realização de educação em saúde sobre medidas preventivas simples e eficazes contra o SARS-CoV-2, possibilitando maior protagonismo de autocuidado, diminuição do contágio e aumento da segurança de si mesmo e dos outros.
Palavras Chave
COVID-19; Educação; Saúde
Área
Covid-19
Instituições
Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Erica Dapont de Moura, Gerídice Lorna Andrade de Moraes, Elidivane Martins de Freitas Soares, Ariana Ximenes Parente, Marina Oliveira Severiano, Júlia Albuquerque Feitosa