VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

MUDANÇAS NA ROTINA DE UMA FARMACIA CLINICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A pandemia do coronavírus 2019 (COVID-19) relacionado à síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) apresentou elevada infectividade e resultou em aumento exponencial do número de infectados e milhares de mortes no mundo. Isso provocou adaptações nos serviços de unidade hospitalares para evitar a maior propagação do vírus entre os profissionais de saúde e minimizar o agravamento dos casos já infectados.

Objetivo

Relatar as mudanças ocorridas em um serviço de farmácia clínica de um hospital de alta complexidade durante a pandemia do novo coronavírus.

Descrição do caso ou Relato de experiência

Trata-se de um relato de experiência sobre as mudanças na rotina dos serviços oferecidos. O serviço contou com a atuação de vinte e dois farmacêuticos clínicos destinados a identificar problemas relacionados a terapia medicamentosa, bem como três estagiários acadêmicos de farmácia. As atividades foram desenvolvidas em UTIs e enfermarias com paciente suspeitos e confirmados com covid-19 de março a setembro de 2020.

Discussão

Dentre as mudanças ocorridas cita-se: a utilização de EPIs como máscaras, toucas e uniformes hospitalares, objetivando minimizar a veiculação do vírus nos espaços extra-hospitalares pelos profissionais; o maior uso do prontuário eletrônico e do contato telefônico com familiares e a disponibilização pela própria unidade hospitalar de medicamentos não padronizados, reduzindo o contato com objetos que favorecessem a contaminação; e realização das intervenções farmacêuticas com a equipe médica em condutas direcionadas à prescrição de forma remota, com o intuito de avaliar ajustes de dose, acomodações posológicas e indicações terapêuticas para o novo coronavírus, como antibioticoterapia, anticoagulação e corticoidoterapia. Ademais, foi instituído o controle diário do estoque de algumas classes de medicamentos em falta no mercado por alternativas terapêuticas equivalentes, para assegurar a continuidade da terapia medicamentosa no período de desabastecimento e foram desenvolvidas atividades educativas para a equipe multiprofissional relacionadas aos protocolos clínicos para pacientes graves em ventilação mecânica, medicamentos administrados em bomba de infusão contínua e sedação.

Conclusão

Portanto, observou-se que a pandemia acarretou mudanças necessárias na rotina do serviço de farmácia clínica,, adequação de protocolos clínicos e a contribuição para novos fluxos de processos, dando continuidade em atividades relacionadas ao cuidado farmacêutico e à segurança do paciente em suspeição ou acometido pelo novo coronavírus.

Palavras Chave

COVID-19; Serviço de Farmácia Hospitalar; Adaptação.

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Covid-19

Instituições

GEPRIM UECE - Ceará - Brasil

Autores

Thiciano Sacramento Aragão, Sandna Larissa Freitas dos Santos, Antonio Andrei da Silva Sena, Karla Larissa de Andrade Pinho, Amanda Kelly Pereira Carneiro, Ítalo Leite Bringel, Pedro Diógenes Peixoto de Medeiros, Igor Batista dos Santos, Francisca Dayane Vieira Silva, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes