VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico, estado vacinal e desfecho clínico dos pacientes internados por covid- 19 que foram submetidos a hemodiálise em hospital terciário de doenças infecciosas

Introdução

A covid-19 é a doença causada pelo SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia desde infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves e outras complicações, como o comprometimento renal. O atraso nas medidas de suporte podem aumentar o risco de necessidade de terapia substitutiva renal (TSR). Insuficiência renal é fator de risco para terapia intensiva e para o desfecho fatal dessa infecção.

Objetivo

Descrever o perfil epidemiológico, estado vacinal e desfecho clínico dos pacientes internados por covid-19 que necessitaram de terapia substitutiva renal.

Método

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo, baseado em dados secundários, selecionados através do banco de dados Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe). Foram incluídos casos confirmados de covid-19 que foram submetidos a hemodiálise, no período de Janeiro a Agosto de 2022.

Resultados

No período estudado, foram 56 casos confirmados de covid-19 submetidos a hemodialise, sendo 38 (68%) do sexo masculino. As comorbidades mais prevalentes foram Hipertensão Arterial Sistêmica e diabetes mellitus. Com relação ao estado vacinal para covid-19, foram administradas: 1 dose em 3 pacientes, 2 doses em 14, 3 doses em 19, 4 doses em 4; 16 pacientes não foram vacinados. Os municípios de origem foram: Fortaleza (n=36), Cascavel (n=3), Boa Viagem (n=2), Pacatuba (n=2), Baturité (n=1), Guaiuba (n=1), Itapipoca (n=1), Manaus (n=1), Maranguape (n=1), Pacajus (n=1), Pacoti (n=1), Paracuru (n=1), Pimenta Bueno (n=1), Quixeramobim (n=1), Redenção (n=1), Russas (n=1). Um total de 24 (43%) pacientes foram de alta e 32 (57%) foram a óbito.

Conclusão

Dos pacientes infectados pelo SARS-CoV 2 que foram submetidos a hemodiálise, a maioria foi do sexo masculino com comorbidades e com esquema vacinal incompleto. O óbito foi frequente nessa casuística.

Palavras Chave

Covid-19; Hemodiálise, Epidemiologia

Área

Covid-19

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Maria Adriana Oliveira de Sousa, Raquel Martins Mororó, Márcia Oliveira Coelho Campos, Joelma Martins Mororó, Antônia Rosileide Pinheiro, Maria Izabel Avelino do Nascimento, Alyne Souza Bayer, Claudevan Pereira Freire, Madalena Isabel Coelho Barroso, Lauro Vieira Perdigão Neto