VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

APRENDIZADOS DE UM ESTUDANTE DE MEDICINA DA UECE EM UM ENSAIO CLINICO QUE PREVINE A HANSENIASE E COMBATE O ESTIGMA EM FORTALEZA - CEARA: RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

A hanseníase é uma doença crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer tipo de pessoa, sendo caracterizada por alterações na sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés e perna e pode gerar incapacidades. Assim, o programa PEP++ é um ensaio clínico da organização NHR Brasil que visa prevenir a transmissão e combater o estigma gerado pela doença.

Objetivo

Relatar a experiência de um estudante de medicina no programa PEP++: Interrupção da transmissão do M.leprae em Fortaleza. Com o intuito de fortalecer institucionalmente a sociedade civil, fomentar políticas públicas e apoiar a realização de projetos que contribuam para a redução da carga de Hanseníase no Brasil.

Descrição do caso ou Relato de experiência

O projeto PEP++ permite que os participantes atuem na promoção de educação em saúde, educação permanente e matriciamento em escolas e Unidades de Atenção Primária à Saúde(UAPS), abordagem aos casos índices(diagnosticados) para a listagem de contatos, além de conferir a administração da profilaxia nos contatos listados, caso haja consentimento. Ademais, promover a realização de exames dermatoneurológicos voltados para o diagnóstico clínico da doença, sendo que os dados desses exames são armazenados no Sistema REDCAP e alimentados em diversas planilhas pela equipe para posterior análise na plataforma “ETACA”. Além disso, os pesquisadores do projeto participam ativamente das reuniões de apresentação dos resultados para conferir uma maior viabilidade. Assim, os membros do programa submetem trabalhos originais em revistas e congressos com os próprios resultados dos dados coletados.

Discussão

Com isso, pesquisar sobre hanseníase é essencial para entender o panorama de uma doença de notificação compulsória que afeta milhões de pessoas e gera incapacidades e estigma social. Por fim, o projeto é um meio estratégico para melhorar o conhecimento do comportamento da Hanseníase na comunidade.

Conclusão

Nessa ideia, é imprescindível para um estudante de medicina, a participação em um projeto que envolve todas essas atividades supracitadas, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e competências como, trabalho em equipe, liderança, habilidade de falar em público, manejo de tempo e melhorar a habilidade de comunicação adequada para com a sociedade. Portanto, isso é fulcral para o aperfeiçoamento da abordagem ao paciente em uma consulta, em uma entrevista clínica e em uma coleta de história.

Palavras Chave

Hanseníase, Ensaio Clínico, Medicina

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Liga de Infectologia da UECE

Área

Micobacterioses

Instituições

UECE - Ceará - Brasil

Autores

Diego Oliveira Maia, Nagila Nathaly Lima, Ana Raquel Paz, Adriana Silva Alves