Dados do Trabalho
Título
ANALISE EPIDEMIOLOGICA DE HEPATITES VIRAIS EM GESTANTES NO ESTADO DO CEARA, ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020.
Introdução
As hepatites virais são doenças infectocontagiosas causadas por patógenos variados, com predileção por infectar os hepatócitos. Essas patologias têm grande relevância para a saúde pública, tendo em vista um número considerável de indivíduos acometidos e possibilidade de complicações das formas agudas e crônicas. Ainda, na gestação, tais infecções são ainda mais objetos de alerta, tendo em vista suas implicações materno fetais, como o potencial de transmissão vertical.
Objetivo
Compreender o perfil e o prognóstico das pacientes que são acometidas por hepatites virais, durante o período gestacional, no Ceará.
Método
Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo de caráter quantitativo, que utiliza dados disponíveis no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Incluiu-se no estudo os dados obtidos no período de 2015 a 2020 em todos os 184 municípios do estado do Ceará.
Resultados
Com relação ao diagnóstico de hepatites virais, no período de 2015 a 2020, em gestantes, notou-se um predomínio do número de casos no 2º trimestre de gestação, totalizando 41 casos, seguido pelo 3º trimestre, com 35 casos. Em relação à faixa etária, observou-se que dos 20 a 39 anos houve um maior número de casos, com 86 casos, seguido por 15 a 19 anos, com 9 casos. Ademais, constatou-se um predomínio da apresentação clínica do tipo hepatite crônica, totalizando 58 casos, seguido pela hepatite aguda, com 22 casos. Não foram registrados casos de hepatite fulminante.
Conclusão
Embora o número de casos não seja tão alto quando comparado a outras infecções, como sífilis, é extremamente necessário o rastreio das diversas formas de hepatites nas gestantes durante o pré-natal, com o intuito de iniciar o tratamento precocemente e assim diminuir os efeitos adversos para a mãe e para o feto. Além disso, é importante que os profissionais de saúde que estejam acompanhando a gestante forneçam as informações necessárias acerca da prevenção de tais enfermidades, principalmente naquelas que possuem fatores de risco para adquirir a doença, tais como uso de drogas injetáveis, relações sexuais desprotegidas e com múltiplos parceiros.
Palavras Chave
Fatores de risco, Hepatite Crônica, Gestantes.
Área
HIV-AIDS, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST
Instituições
UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
Lara Mesquita Gomes, Lara Thaís Pinheiro Medeiros, Gabriela Silva Bastos, Milena de Souza Lucas, Isa Diniz Teixeira de Paula, Letícia Linhares Freire Ferreira, Maria Isabel de Araújo Ferreira, Manuela Cavalcante Portela Marinho