VI Congresso Cearense de Infectologia

Dados do Trabalho


Título

TETANO ACIDENTAL: PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE CASOS NOTIFICADOS EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS

Introdução

O tétano acidental, mesmo prevenível através da imunização, continua sendo uma doença de importância epidemiológica no Brasil. Mesmo com os avanços tecnológicos e a disseminação de informações, não houve um decréscimo significativo da taxa de letalidade nos últimos anos. Trabalhos sobre o tétano trazem informações importantes sobre a doença.

Objetivo

Identificar o perfil epidemiológico de pacientes notificados com tétano em hospital de doenças infecciosas.

Método

A pesquisa tem caráter descritivo e retrospectivo e foi realizada em um serviço de referência estadual para doenças infectocontagiosas. Foram analisados dados sociodemográficos e epidemiológicos de pacientes notificados nos anos de 2012 a 2021. Os dados foram compilados no Sistema de Notificação de Agravos e Notificação (SINAN).

Resultados

Foram analisados 93 casos notificados no período estudado. Do total avaliado, 96% eram do gênero masculino. A parcela maior dos acometidos por tétano estava em sua grande parte na faixa-etária de 50 a 64 anos (34%). Quanto à escolaridade, 4% cursaram da 5a à 8a série. Além disso, a zona mais predominante foi a urbana com cerca de 84% dos casos. A grande maioria tinha profissão de agricultor e pedreiro, totalizando 38% dos casos. Em relação ao histórico vacinal, 26% relataram nunca ter tomado a vacina.

Conclusão

Mesmo com a imunização contra o tétano disponível pelo SUS, ainda se observa incidência maior em idosos homens, o que nos faz refletir sobre a importância de educação em saúde voltada para este perfil, tendo em vista que o período é de grande vulnerabilidade por questões biológicas. Percebeu-se ainda oportunidade de melhoria no preenchimento da ficha de notificação para o melhor acesso acerca do perfil dos pacientes acometidos em cada doença.

Palavras Chave

Tétano; doenças imunopreveníveis; vacinação

Você faz parte de algum grupo de pesquisa? Se SIM, favor informar o nome abaixo.

Área

Miscelânea

Instituições

Hospital São José de Doenças Infecciosas - Ceará - Brasil

Autores

Maria Adriana Oliveira de Sousa, Raquel Martins Mororó, Márcia Oliveira Coelho Campos, Joelma Martins Mororó, Antônia Rosileide Pinheiro, Maria Izabel Avelino do Nascimento, Alyne Souza Bayer, Claudevan Pereira Freire, Lauro Vieira Perdigão Neto, Madalena Isabel Coelho Barroso