Edital das Olimpíadas
Olimpíadas COAPH SUMMIT2021
REGULAMENTO TÉCNICO
As OLIMPIADAS DE SIMULAÇÃO DA COAPH têm por objetivo fomentar a prática da simulação realística no ensino de urgência e emergência como estratégia educacional que permite o exercício das dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes nas Instituições públicas e privadas.
Todo participante deverá, obrigatoriamente, apresentar e estar utilizando a credencial das OLIMPÍADAS DA COAPH, para poder participar das competições. Serão inscritas até 20 equipes por Modalidade.
1. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO.
Os participantes devem ter experiência na área de Urgência e Emergência, além de serem membros efetivos do SAMU 192 ou UPA e/ou ainda membros de serviços de emergência pré hospitalar ou hospitalar públicos ou privados que prestem serviço e atendam ocorrências envolvendo vítimas ou prestem atendimento em serviço pré-Hospitalar ou hospitalar em nível básico ou avançado.
É obrigatório que as equipes possuam autorização escrita da sua instituição ou empresa, devidamente homologada pela COAPH. Todas as equipes passarão por processo de análise e seleção antes da confirmação da inscrição na competição.
1. 1 MODALIDADES E CATEGORIAS
A 3º Edição das Olimpíadas contará com até vinte equipes por modalidade nas estações de simulação
1.2 EQUIPES
1.2.1- Para a modalidade de Paramentação e Desparamentação /Biossegurança e Métodos de barreira SARS COV -19 será composta por um (01) integrante: que realizará o procedimento de paramentação e desparamentação. Os competidores poderão ser composto por qualquer profissional de saúde.
1.2.3 Para a modalidade de Reanimação Pediátrica a equipe será composta por dois (02) integrantes
2. INSCRIÇÃO
As pré-inscrições para as Olimpíadas, deverão ser efetuadas exclusivamente on line até o dia 30/11/21
As etapas eliminatórias serão realizadas nos dias 02 e 03/12 das 13 as 17h no auditório da COAPH. As equipes classificadas serão notificadas através de e-mail pela COAPH e deverão comparecer no dia 04/12 a partir das 09h horas no local da competição para a disputa final.
O valor da inscrição será de uma lata de leite por participante das Olimpíadas.
Cada participante receberá um crachá do evento e as doações serão revertidas para uma instituição beneficente escolhida pela diretoria da COAPH.
O preenchimento do formulário digital de inscrição deverá ser efetuado e enviado apenas pelo Líder da Equipe, o qual ficará responsável pelo contato com a organização do evento, através de um link no site da COAPH.
Ainda, o líder da equipe deverá enviar ao supracitado endereço uma declaração que os componentes da equipe participante estão aptos para realização das provas e que aceitam as condições do regulamento.
2. CONDUTA
É responsabilidade de cada pessoa envolvida no gerenciamento ou participação das Olimpíadas, aplicar os princípios de igualdade e dignidade a todas as pessoas. A COAPH irá fiscalizar qualquer comportamento inapropriado ou discriminatório e atuará prontamente para preveni-los, em casos extremos a organização do evento e poderá desclassificar a equipe envolvida neste tipo de comportamento. Cada indivíduo é responsável por suas ações.
Todos os avaliadores e membros da COAPH são profissionais com ampla experiência e estão aptos a realizar avaliações justas e sem preconceitos, além de prestarem um serviço voluntário para a realização do evento. Certo grau esperado de respeito profissional recíproco é requerido de todos os participantes e suas equipes durante as provas e também enquanto espectadores.
É solicitado que todos os participantes conservem os equipamentos fornecidos pelos organizadores do evento e as instalações. Em caso de dano material deliberado, ressarcimento poderá ser requerido à equipe causadora. Os participantes que tenham seu estado físico visivelmente comprometido demonstrando uso de álcool ou qualquer outra substância entorpecente durante a competição, ou nas outras atividades correlatas, serão excluídos da prova.
É vetado aos participantes solicitarem favores relacionados a vantagens nas provas a qualquer avaliador membro da COAPH, sob pena de desclassificação da equipe.
2.1 BRIEFING
Uma reunião será agendada antes da competição. É obrigatória a participação de todos os Lideres de equipe. Aos demais integrantes da equipe é vetada a participação nesta reunião, por questões logísticas.
3. ACIDENTES
O avaliador Chefe, avaliador de cenário ou oficial de segurança irá solicitar atenção médica imediata à situação. A pausa ou interrupção do cenário ocorrerá a critério do avaliador de Comando, ficando a este, eventual continuidade da prova, desde que não ocorra prejuízo a segurança de todos. O coordenador das Olimpíadas deverá ser avisado imediatamente.
4. ACESSO AOS BOX DE CENÁRIOS
Os BOX destinados às manobras dos cenários, áreas de conferência de materiais, confinamento e área de debriefing terão sua entrada restrita a todas as pessoas não autorizadas pelos organizadores. As pessoas autorizadas serão admitidas somente com a utilização de credencial ou outro meio aprovado de identificação. É expressamente proibido a qualquer integrante de equipe ou curioso, aproximar-se da área de armazenamento de materiais e equipamentos que serão utilizados na prova, sob pena de desclassificação.
5. SEGURO
Um seguro adequado para terceiros (ou equivalente) ou seguro de acidentes para as equipes participantes será de responsabilidade da corporação ou empresa que emprega seus membros. A organização do evento ficará com a responsabilidade tão somente do atendimento emergencial de APH no local das provas, encaminhando mediante regulação médica para hospitais públicos referência através da regulação médica.
6. AVALIAÇÃO
Os avaliadores são escalados pela COAPH e são profissionais capacitados para atuar na avaliação das competições nacionais. O Avaliador líder da COAPH irá coordenar os avaliadores e dirimir eventuais contestações. Qualquer situação relacionada a contestação de avaliação deverá ser encaminhada pelo Comandante da equipe por escrito ao Avaliador Chefe da COAPH em até uma hora após o término do cenário, o pedido será analisado pela Comissão de Avaliação.
Todas as alegações de avaliação injusta serão investigadas com cuidado sob todas as perspectivas pelo Avaliador Chefe, que apresentará suas descobertas aos representantes da COAPH para deliberação e posterior resposta formal à equipe até o final do evento.
· Um avaliador da competição de Paramentação e Desparamentação;
- Um avaliador enfermeiro
Para a modalidade de Reanimação cardiopulmonar Pediátricaa equipe de avaliadores será assim formatada:
- Um avaliador de comando e um sistema informatizado de performace.da compressão cardíaca e da ventilação por 02 minutos de competição
As fichas de avaliação permanecerão em poder da COAPH e não serão disponibilizadas para outras pessoas. Uma ficha com as notas atribuídas a cada equipe será entregue ao final da competição.
Cada avaliador recebe um check list com parâmetros de pontuação que padroniza a sua avaliação.
7. CENÁRIOS
Os cenários utilizados na Olimpíadas da COAPH, permanecerá confidencial até o momento da prova. A duração de cada cenário será:
- RCP Pediátrico - 02 minutos
- Paramentação e desparamentação /Biossegurança SARS COV-19
A sequência das equipes para a realização das manobras será definida mediante sorteio, considerando a marca da ferramenta escolhida. Isto poderá ser contingenciado pela organização por motivos logísticos.
8. OBJETIVO DOS CENÁRIOS
As Olimpíadas de RCP Pediátrica em manequins e Biossegurança SARS COV-19, foram desenhadas para atingir os seguintes objetivos:
● Replicar cenários de reanimação cardiopulmonar em manequins pediátricos e Biossegurança SARS COV-19 nos quais seja necessário o atendimento por parte de equipes de resposta à emergência;
● Criar um ambiente onde: as equipes têm a oportunidade de demonstrar técnicas corretas em RCP Pediátrica e melhorar a performance das equipes em realizar técnica correta de métodos de paramentação e desparamentação que pode ser analisada sob uma série de diferentes cenários; onde o aprendizado de vários aspectos do atendimento emergencial são promovidas;
Os participantes poderão sair da competição realizando as tarefas com maior habilidade e competência, exercitando as técnicas atuais diretrizes de RCP Pediátrica e biossegurança objetivando a redução da mortalidade , redução na gravidade de lesões e retorno da circulação espontânea utilizando RCP de alta qualidade e propiciar um método de barreira seguro na proteção ao COVID-19
9. DESCRIÇÃO DAS PROVAS
Em todas as provas, a equipe será recepcionada no BOX pela equipe de avaliação, a execução das manobras e o tempo, iniciam ao apito do avaliador chefe.
- MODALIDADE REANIMAÇÃO CÁRDIOPULMONAR PEDIÁTRICO EM MANEQUINS PROCEDIMENTO STANDART - 02 minutos A equipe irá realizar um atendimento simulado em um manequim com avaliação da performace em percentuais. Serão avaliados frequência das compressões cardíacas, profundidade, retorno do tórax e qualidade das ventilações e a relação de 15 compressões/02 ventilações por 02 minutos. A equipe que obtiver o percentual maior que 90%, será considerado CLASSIFICADA. No dia 04/11 partiticiparão todas as equipes classificadas no dia 02 e 03/12 nas mesmas condições de igualdade e se tornará vencedora a equipe que obtiver maior performance durantes as finais da competição.
BIOSSEGURANÇA SARS COV-19 EM PROCEDIENTOS PARAMENTAÇÃO E DESPARAMENTAÇÃO A equipe irá realizar uma simulação da técnica de paramentação e desparamentação. Serão considerados CLASSIFICADOS para a etapa final, as equipes que obtiver pontuação mínima estabelecida em tempo inferior a 5 minutos, para realização dos dois procedimentos. Será considerado vencedor o competidor que realizar a técnica correta no menor espaço de tempo no dia 04/12 das 09 às 12h
10. CRONOMETRAGEM
Os avaliadores, em cada um dos cenários, serão responsáveis pela mediação correta de cada desafio. O Avaliador de Comando realizará um SILVO com apito para iniciar e outro ao final do tempo para finalizar o cenário. Como será verificado no item específico de segurança, um silvo também poderá realizado durante a manobra por questões de segurança.
11. FERRAMENTAS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS - FEAs
O check list final dos equipamentos que estarão disponíveis para RCP PEDIÁTRICA em manequins, será entregue na reunião de Lideres de Equipe, anteriormente ao início das provas. Equipamentos trazidos pela equipe, que não façam parte do escopo do check list disponibilizado pela organização, não poderão ser usados na competição.
12. PREMIAÇÃO
Será formado um quadro geral de medalhas, sendo concedidos os seguintes prêmios:
a) Medalhas para todos integrantes das equipes classificadas em 1ºe R$:1.000,00 (hum mil reais para cada participante);
b) Medalhas para todos integrantes das equipes classificadas em 2ºe R$:500,00 (quinhentos reais para cada participante);
c) Medalhas para todos integrantes das equipes classificadas em 3ºe R$:250,00 (duzentos e cinquenta reais para cada participante);
d) Troféu para a equipe em classificada em 1º lugar;
e) Certificados de Menção Honrosa para as equipes classificadas entre o 4º e 5º lugar no quadro geral de medalhas;
f) Certificados de Participação para todas as equipes classificadas no quadro geral de medalhas.
13. DESQUALIFICAÇÃO
Qualquer membro da equipe que não siga estas regras ou traga descrédito sobre a competição, poderá ser desqualificado. Qualquer situação relacionada à desqualificação de uma equipe ou situação que traga descrédito a competição será ouvida por um comitê composto pelo Avaliador Chefe e dois outros membros do grupo organizador. Qualquer decisão tomada por este comitê será final. Os espectadores ou simpatizantes de uma equipe poderão encorajar a equipe em espírito de disputa justa, entretanto, qualquer “dica”, incluindo a divulgação do tempo remanescente, pelos espectadores ou simpatizantes irá resultar em um pedido de “tempo”, mas o cronômetro continuará a funcionar. O Avaliador de Comando irá dar um aviso à pessoa ou pessoas que causaram o tumulto
14 DIREITO DE IMAGEM E INFORMAÇÕES
Os organizadores se reservam o direito de utilizar imagens e quaisquer informações que possa ser obtida durante as competições para fins educacionais